26/06/2020
VAMOS APRENDER UM JOGO DIFERENTE!!
Jogo de tabuleiro de origem
Queniana
Shisima é um jogo de estratégia abstrata para dois
jogadores do Quênia . Está relacionado ao jogo da velha,
porque as peças são movidas no tabuleiro para criar o 3 em linha. Ao
contrário dos outros jogos, Shisima usa uma placa octogonal.
Shisima significa "corpo de
água" em alguma língua falada no Quênia. As peças são chamadas imbalavali, que
se traduz em "insetos aquáticos", à medida que as peças se movem
rapidamente no tabuleiro, como os insetos aquáticos na superfície de um
lago.
Para entender melhor como se joga, assista ao vídeo:
Agora é só se divertir!!
14/04/2020
Diversidade de culturas na
brincadeira de
AMARELINHA AFRICANA
A brincadeira
é parte da cultura de um povo e de um lugar. E mostrar brincadeiras
diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar
a diversidade.
A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é um destes jogos super
gostosos de brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das
crianças.
Para brincar
de Amarelinha Africana, você precisa desenhar no chão o traçado do
jogo. Pode ser com giz, ou fita crepe. É preciso formar um quadrado, com 16
quadrados menores dentro. Assim:
Amarelinha
africana para coordenação
Um dos diferenciais
dessa amarelinha é que duas crianças pulam ao mesmo tempo. Ou
em grupos de dois em dois.
Cada
participante começa a brincadeira de um lado do gráfico, com cada pé em um
quadrado. Eles devem pular para os quadrados à direita ao mesmo tempo.
Depois de pular
para os dois quadrados ao lado, eles pulam de volta onde começaram o jogo. Aí
saltam para os quadrados em frente.
E a Teca-teca (outro nome da Amarelinha
Africana) continua nesta sequência. Em algum momento, as crianças se encontram
no meio da amarelinha. Se estiverem coordenadas, elas vão cruzar o tabuleiro,
sem bater uma na outra.
Deste jeito, a brincadeira africana desenvolve também a
coordenação e a cooperação. E quando há mais crianças, o trabalho em equipe é
fundamental para que todas estejam pulando no quadrado, sem darem encontrões.
Para começar, em
fileira
Uma forma mais
simples de jogar a teca-teca é em uma fila, com as crianças entrando no
quadrado para pular, assim que a da frente completar a primeira sequência de
ida e volta.
A brincadeira de origem afro pode ser jogada, do jeito mais simples, com crianças a partir de 5 ou 6 anos. E os mais velhos podem tentar formas mais elaboradas do jogo, com 4 participantes. Um de cada lado do quadrado, formando várias configurações. Sempre sem bater um no outro.
Então, eu sei
que escrevendo é difícil de entender o jogo, mas no canal ABC dos Jogos, no Youtube, eu encontrei este vídeo, onde eles mostram algumas variáveis do jogo.
Acesse e assista com atenção!
Confesso que eu ainda preciso brincar mais do jeito mais simples, para depois me aventurar nos outros. E você?
Ah! Você reparou que tem uma música que elas cantam para dar
ritmo à brincadeira?
A música é a seguinte:
Minuê, minuê, le gusta la
dance.
Le gusta la dancê, la dança, minuê.
https://www.tempojunto.com/2019/07/24/diversidade-de-culturas-na-brincadeira-de-amarelinha-africana/
Lançando o desafio!!!
Educação Física em casa!
Desenhe, pinte, cole... o modelo da amarelinha no chão, treine o jogo, fotografe ou filme você jogando e envie suas fotos ou vídeos para o Facebook marcando nossa escola.
Vamos adorar compartilhar!!
QUEM QUER BRINCAR FAZ SEU BRINQUEDO!
Você conhece a brincadeira "CINCO MARIAS"?
Cinco-marias, pipoquinha ou belisco,
é um jogo também
conhecido como "brincadeira dos cinco saquinhos", ou "das
cinco pedrinhas",
que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido,
de mais ou menos 3 por 4 centímetros, com enchimento de areia, farinha,
grãos de arroz ou feijão.
As cinco-marias têm origem num costume da Grécia antiga.
Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos
da pata de carneiro e observavam como caíam.
Cada lado de um ossinho tinha um nome e um valor, e
a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses
números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto); o menos
liso, coos (6
pontos); o côncavo, yption (3 pontos); e o convexo, pranes (4 pontos).
Essa pode ser a origem dos dados (do
latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles,
autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos
do Brasil".
Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por
pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido
recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.
ANTES DE BRINCAR...
APRENDA A CONFECCIONAR SEU BRINQUEDO!
Para jogar é muito fácil, sozinho (a) ou em turma você poderá inventar novas maneiras, basta um pouquinho de criatividade.
Existe uma sequência de jogo a ser cumprida e ganha quem acabar primeiro. Se errar, como em outros jogos, terá que esperar novamente a sua vez e continuar do lugar em que parou.
O grande lance deste jogo é você fazer seus saquinhos com tecidos de dar água na boca.
É super fácil!
Siga o passo a passo apresentado nas imagens a seguir, aprenda a brincar e se divirta!
- Se preferir aprenda a confeccionar os saquinhos acompanhando o vídeo abaixo.
PARA BRINCAR...
TEM QUE APRENDER COMO SE BRINCA!
Regras do jogo:
1. Jogar todos os saquinhos no chão
(ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto
o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e
sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes
que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.
2. Novamente, jogar os cinco
saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa
anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
3. Repetir tudo, mas desta vez
pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.
4. Jogar os saquinhos, pegar um,
jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em
seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.
5. Na última etapa, jogar os cinco
saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar
um túnel por
onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez,
enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.
Observação: Se o jogador tocar num dos saquinhos
que estão no chão, que não seja o escolhido para a execução da jogada, ou
deixar algum deles cair da mão, passará a vez ao próximo jogador.
Ganha quem passar todas as fases
Agora é sua vez de fazer seu brinquedo e brincar em casa!
27/03/2020
HOJE TEM POSTAGEM ESPECIAL PARA ALUNOS
DOS SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS!!
VOCÊ SABE AMARRAR OS CADARÇOS DOS SEUS TÊNIS?
Se prepare!! Preparamos um passo a passo para te ensinar de maneira lúdica. Sabe como?
Criando um sapado de brinquedo!!! Faça o seu e aprenda brincando!
Você vai precisar de...
Pegue um tênis para fazer o molde no pedaço de papelão como já mostra a imagem acima. Contorne o seu tênis com uma caneta, riscando o papelão e depois recorte o contorno que ficou.
Peça para um adulto fazer seis furos no molde (tênis de papelão), sendo três de cada lado e na mesma direção.
Faça o desenho mais incrível que imaginar para personalizar seu tênis de brinquedo.
Usando a tinta guache e sua criatividade, pinte um estiloso tênis.
Pegue o cadarço e comece a passar pelos primeiros dois buraquinhos próximos a ponta do tênis.
Encontre o meio do cadarço, de maneira que os dois lados fiquem do mesmo tamanho.
Comece cruzando o cadarço, levando cada ponta ao buraquinho seguinte, porém do lado contrário.
Pode ser que a princípio você precise de ajuda para passar corretamente o cadarço nos buraquinhos do seu tênis de brinquedo. Peça se estiver com dificuldade!
Afinal! Não é tão simples!
Ao terminarem os buraquinhos, dê um nó como mostra a figura.
Em seguida, faça uma “orelha” com cada tira. Faça uma das extremidades juntar-se com a outra como se lhe desse um abraço.
Coloque um dedo no meio deste cruzamento.
Então uma das orelhas deve ser colocada dentro do arco e puxar ambas as orelhas para formar o arco dos laços amarrados.
Prontinho!
Agora é só você treinar bastante até ficar craque e amarrar seus próprios tênis na escola quando as retornarmos às aulas!!
25/03/2020
·
Escravos
de Jó.
Brincadeiras infantis que
estimulam a coordenação motora.
Existem muitas brincadeiras
que fazem parte da nossa infância. Uma delas é a chamada ‘Escravos
de Jó’ e crianças acima de 3 anos podem participar. Essa brincadeira pode ser
realizada em parques, praças, salão de festas, dentro de casa e
condomínios.
Essa brincadeira estimula a
atenção, concentração, coordenação motora, linguagem, ritmo, memória e
a cooperação entre os participantes. O ideal é brincar com mais de quatro
crianças. Os participantes devem ter paciência com
as crianças menores até que aprendam a dinâmica da brincadeira, cada criança
tem o seu próprio ritmo.
Existem algumas variações da brincadeira... Em seguida postamos a maneira mais popular de brincar de
Escravos de Jó:
As crianças se sentam em um
círculo. Cada um deve ter nas mãos uma pedrinha ou um objeto pequeno que será
passado de uma criança para outra, numa coreografia de ‘vai e vem’ de acordo
com o ritmo da música ‘Escravos de Jó’.
Escravos de Jó jogavam caxangá (as
crianças participantes vão passando as pedras um para o outro do lado direito,
de maneira que cada jogador fique somente com uma pedrinha, sempre).
Tira, (cada criança levanta a
pedra que está em suas mãos)
Põe, (colocam a pedra
novamente no chão)
Deixa ficar (apontam com
o dedo para a pedra no chão)
Guerreiros com guerreiros (voltam
a passar a pedra para a direita)
Fazem Zigue, (colocam a pedra
na frente do jogador à direita, mas não soltam)
Zigue, (colocam a pedra à
frente do jogador à esquerda, mas não soltam)
Zá (colocam a pedra à
frente do jogador à direita novamente)
Aprendeu?
Brinque e se divirta!!
26/03/2020
Mais uma brincadeira... PETECA!!!
Peteca é o nome dado
tanto a um esporte quanto ao artefato esportivo utilizado em sua prática, sendo
ambos de origem indígena
brasileira.
O nome "peteca" vem
do tupi e
significa "esbofetear, golpear com a mão espalmada"
O jogo consiste em dois ou
mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de
um jogador para o outro, evitando que ela toque o chão numa certa área
definida.
É um esporte praticado em
várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais,
proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de
madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si
como forma de diversão.
Segundo os registros do
passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já
jogavam peteca como forma de recreação, paralelamente, aos seus cantos, suas
histórias. Consequentemente, nossos antepassados foram-nos transmitindo essa
salutar atividade.
Que tal cada um de nós
confeccionarmos uma peteca?
Acompanhe o vídeo e faça a
sua!!
Quando eles produzem amam muito mais..
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