EDUCAÇÃO FÍSICA

26/06/2020



VAMOS APRENDER UM JOGO DIFERENTE!!

Jogos Lógicos de Tabuleiro - PDF Download grátis


SHISIMA


Jogo de tabuleiro de origem Queniana

Shisima é um jogo de estratégia abstrata para dois jogadores do Quênia . Está relacionado ao jogo da velha, porque as peças são movidas no tabuleiro para criar o 3 em linha. Ao contrário dos outros jogos, Shisima usa uma placa octogonal.

Shisima significa "corpo de água" em alguma língua falada no Quênia. As peças são chamadas imbalavali, que se traduz em "insetos aquáticos", à medida que as peças se movem rapidamente no tabuleiro, como os insetos aquáticos na superfície de um lago.








Para entender melhor como se joga, assista ao vídeo:



Agora é só se divertir!!



14/04/2020


Diversidade de culturas na brincadeira de 
AMARELINHA AFRICANA
A brincadeira é parte da cultura de um povo e de um lugar. E mostrar brincadeiras diferentes para as crianças, vindas de outras culturas é uma forma de trabalhar a diversidade. 
A Amarelinha Africana ou Teca-Teca é um destes jogos super gostosos de brincar e que traz a cultura de outra região na linguagem das crianças.
Para brincar de Amarelinha Africana, você precisa desenhar no chão o traçado do jogo. Pode ser com giz, ou fita crepe. É preciso formar um quadrado, com 16 quadrados menores dentro. Assim:


Amarelinha africana para coordenação

Um dos diferenciais dessa amarelinha é que duas crianças pulam ao mesmo tempo. Ou em grupos de dois em dois.
Cada participante começa a brincadeira de um lado do gráfico, com cada pé em um quadrado. Eles devem pular para os quadrados à direita ao mesmo tempo.
Depois de pular para os dois quadrados ao lado, eles pulam de volta onde começaram o jogo. Aí saltam para os quadrados em frente.
E a Teca-teca (outro nome da Amarelinha Africana) continua nesta sequência. Em algum momento, as crianças se encontram no meio da amarelinha. Se estiverem coordenadas, elas vão cruzar o tabuleiro, sem bater uma na outra.

Deste jeito, a brincadeira africana desenvolve também a coordenação e a cooperação. E quando há mais crianças, o trabalho em equipe é fundamental para que todas estejam pulando no quadrado, sem darem encontrões.

Para começar, em fileira

Uma forma mais simples de jogar a teca-teca é em uma fila, com as crianças entrando no quadrado para pular, assim que a da frente completar a primeira sequência de ida e volta.
brincadeira de origem afro pode ser jogada, do jeito mais simples, com crianças a partir de 5 ou 6 anos. E os mais velhos podem tentar formas mais elaboradas do jogo, com 4 participantes. Um de cada lado do quadrado, formando várias configurações. Sempre sem bater um no outro.
Então, eu sei que escrevendo é difícil de entender o jogo, mas no canal ABC dos Jogos, no Youtube, eu encontrei este vídeo, onde eles mostram algumas variáveis do jogo. 
Acesse e assista com atenção!
Confesso que eu ainda preciso brincar mais do jeito mais simples, para depois me aventurar nos outros. E você?
Ah! Você reparou que tem uma música que elas cantam para dar ritmo à brincadeira? 

A música é a seguinte:


Minuê, minuê, le gusta la dance.



Le gusta la dancê, la dança, minuê.






Lançando o desafio!!! 
Educação Física em casa!
Desenhe, pinte, cole... o modelo da amarelinha no chão, treine o jogo, fotografe ou filme você jogando e envie suas fotos ou vídeos para o Facebook marcando nossa escola. 
Vamos adorar compartilhar!!

05/04/2020


QUEM QUER BRINCAR FAZ SEU BRINQUEDO!


Você conhece a brincadeira "CINCO MARIAS"?




Cinco-mariaspipoquinha ou belisco, é um jogo também conhecido como "brincadeira dos cinco saquinhos", ou "das cinco pedrinhas", que devem ter tamanhos aproximados. No caso dos saquinhos, são de tecido, de mais ou menos 3 por 4 centímetros, com enchimento de areiafarinha, grãos de arroz ou feijão.

As cinco-marias têm origem num costume da Grécia antiga. Quando queriam consultar os deuses ou tirar a sorte, os homens jogavam ossinhos da pata de carneiro e observavam como caíam.

Cada lado de um ossinho tinha um nome e um valor, e a resposta divina às perguntas humanas era interpretada a partir da soma desses números. O lado mais liso era chamado kyon (valia 1 ponto); o menos liso, coos (6 pontos); o côncavo, yption (3 pontos); e o convexo, pranes (4 pontos).

Essa pode ser a origem dos dados (do latim, “dadus”, que quer dizer “dado pelos deuses”), segundo Renata Meirelles, autora do livro "Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil".

Com o tempo, os ossinhos foram substituídos por pedrinhas, sementes e pedaços de telha até chegar aos saquinhos de tecido recheados com areia, grãos ou sementes, conta Meirelles.

ANTES DE BRINCAR...

APRENDA A CONFECCIONAR SEU BRINQUEDO!


Para jogar é muito fácil, sozinho (a) ou em turma você poderá inventar novas maneiras, basta um pouquinho de criatividade.

Existe uma sequência de jogo a ser cumprida e ganha quem acabar primeiro. Se errar, como em outros jogos, terá que esperar novamente a sua vez e continuar do lugar em que parou.

O grande lance deste jogo é você fazer seus saquinhos com tecidos de dar água na boca.

É super fácil!

Siga o passo a passo apresentado nas imagens a seguir, aprenda a brincar e se divirta!


  • Se preferir aprenda a confeccionar os saquinhos acompanhando o vídeo abaixo.




PARA BRINCAR... 

TEM QUE APRENDER COMO SE BRINCA!
Regras do jogo:
1.   Jogar todos os saquinhos no chão (ou outra superfície) e pegar um deles sem tocar nos demais; jogar para o alto o saquinho escolhido, enquanto pega um dos outros quatro que estão no chão, e sem encostar nos restantes; segurar o saquinho na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão; repetir o mesmo para cada um dos quatro saquinhos.

2.   Novamente, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um, sem tocar nos restantes; repetir a etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.

3.   Repetir tudo, mas desta vez pegando um saquinho e depois os três restantes ao mesmo tempo.

4.   Jogar os saquinhos, pegar um, jogá-lo para o alto, pegar os quatro saquinhos restantes de uma só vez e em seguida pegar o saquinho que estava no ar sem deixar cair nenhum.

5.   Na última etapa, jogar os cinco saquinhos no chão e pegar um sem tocar nos demais; com a outra mão, formar um túnel por onde os quatro saquinhos restantes deverão ser passados, um de cada vez, enquanto o saquinho escolhido estiver lançado ao ar.

Observação: Se o jogador tocar num dos saquinhos que estão no chão, que não seja o escolhido para a execução da jogada, ou deixar algum deles cair da mão, passará a vez ao próximo jogador.
Ganha quem passar todas as fases








  • No vídeo que segue você poderá visualizar como se brinca de "Cinco Marias".






  • Agora é sua vez de fazer seu brinquedo e brincar em casa!



    27/03/2020



    HOJE TEM POSTAGEM ESPECIAL PARA ALUNOS 
    DOS SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS!!

    VOCÊ SABE AMARRAR OS CADARÇOS DOS SEUS TÊNIS?

    Se prepare!!  Preparamos um passo a passo para te ensinar de maneira lúdica. Sabe como?  
    Criando um sapado de brinquedo!!! Faça o seu e aprenda brincando!

       Você vai precisar de...

          Pegue um tênis para fazer o molde no pedaço de papelão como já mostra a imagem acima. Contorne o seu tênis com uma caneta, riscando o papelão e depois recorte o contorno que ficou.

            Peça para um adulto fazer seis furos no molde (tênis de papelão), sendo três de cada lado e na mesma direção.

               Faça o desenho mais incrível que imaginar para personalizar seu tênis de brinquedo.


    Usando a tinta guache e sua criatividade, pinte um estiloso tênis.

        
               Pegue o cadarço e comece a passar pelos primeiros dois buraquinhos próximos a ponta do tênis.

          Encontre o meio do cadarço, de maneira que os dois lados fiquem do mesmo tamanho.


          Comece cruzando o cadarço, levando cada ponta ao buraquinho seguinte, porém do lado contrário.

    Pode ser que a princípio você precise de ajuda para passar corretamente o cadarço nos buraquinhos do seu tênis de brinquedo. Peça se estiver com dificuldade!
    Afinal! Não é tão simples!



              Ao terminarem os buraquinhos, dê um nó como mostra a figura.


    Em seguida, faça uma “orelha” com cada tira. Faça uma das extremidades juntar-se com a outra como se lhe desse um abraço.



    Coloque um dedo no meio deste cruzamento.

    Então uma das orelhas deve ser colocada dentro do arco e puxar ambas as orelhas para formar o arco dos laços amarrados.




    Prontinho!
    Agora é só você treinar bastante até ficar craque e amarrar seus próprios tênis na escola quando as retornarmos às aulas!! 




    25/03/2020

    Brincadeiras para crianças

    ·         Escravos de Jó.

    Brincadeiras infantis que estimulam a coordenação motora.

    Existem muitas brincadeiras que fazem parte da nossa infância. Uma delas é a chamada ‘Escravos de Jó’ e crianças acima de 3 anos podem participar. Essa brincadeira pode ser realizada em parques, praças, salão de festas, dentro de casa e condomínios. 

    Essa brincadeira estimula a atenção, concentração, coordenação motora, linguagem, ritmo, memória e a cooperação entre os participantes. O ideal é brincar com mais de quatro crianças. Os participantes devem ter paciência com as crianças menores até que aprendam a dinâmica da brincadeira, cada criança tem o seu próprio ritmo.

    Existem algumas variações da brincadeira... Em seguida postamos a maneira mais popular de brincar de Escravos de Jó:

    As crianças se sentam em um círculo. Cada um deve ter nas mãos uma pedrinha ou um objeto pequeno que será passado de uma criança para outra, numa coreografia de ‘vai e vem’ de acordo com o ritmo da música ‘Escravos de Jó’. 

    Escravos de Jó jogavam caxangá (as crianças participantes vão passando as pedras um para o outro do lado direito, de maneira que cada jogador fique somente com uma pedrinha, sempre).

    Tira, (cada criança levanta a pedra que está em suas mãos) 

    Põe, (colocam a pedra novamente no chão)

    Deixa ficar (apontam com o dedo para a pedra no chão)

    Guerreiros com guerreiros (voltam a passar a pedra para a direita)

    Fazem Zigue, (colocam a pedra na frente do jogador à direita, mas não soltam)

    Zigue, (colocam a pedra à frente do jogador à esquerda, mas não soltam) 






    Aprendeu? 
    Brinque e se divirta!!




    26/03/2020


    Mais uma brincadeira... PETECA!!!

    Peteca é o nome dado tanto a um esporte quanto ao artefato esportivo utilizado em sua prática, sendo ambos de origem indígena brasileira.

    O nome "peteca" vem do tupi e significa "esbofetear, golpear com a mão espalmada"

    O jogo consiste em dois ou mais participantes, utilizando-se as mãos, onde a peteca é arremessada ao ar de um jogador para o outro, evitando que ela toque o chão numa certa área definida.

    É um esporte praticado em várias regiões do Brasil, e tem como origem, o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região, que utilizavam tocos de madeira e palha amarrados em penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

    Segundo os registros do passado, mesmo antes da chegada dos portugueses ao Brasil, os nativos já jogavam peteca como forma de recreação, paralelamente, aos seus cantos, suas histórias. Consequentemente, nossos antepassados foram-nos transmitindo essa salutar atividade.




    Que tal cada um de nós confeccionarmos uma peteca?
    Acompanhe o vídeo e faça a sua!!






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